quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Obama de passagem por Copenhaga

Barack Obama, Presidente norte-americano, participará na Conferência das Nações Unidas sobre alterações climáticas que terá lugar na capital dinamarquesa - Copenhaga. Sendo Presidente do segundo país que mais polui em todo o mundo (logo a seguir à China), juntar-se-á aos mais de 60 chefes de Estado e de Governo que já aceitaram o convite do executivo dinamarquês, anfitrião desta Conferência Internacional, que decorrerá de 7 a 18 de Dezembro deste ano. O facto de o líder americano ter aceite tal convite, pode-nos induzir na esperança de seja assinado um acordo suficientemente significativo de modo a travar as alterações climáticas, visto que a própria comunidade internacional exige que sejam os EUA a assumirem um papel preponderante na redução do aquecimento global.
Obama acredita que seja possível chegar a um acordo recheado de medidas concretas e eficazes. Aliás, o Presidente norte-americano defende que será gradual a descida de emissão de gases com efeito de estufa e, em 2025, apresentará uma redução de emissão de gases em 30% e em 2030 rondará os 42%.
No sentido de combater as alterações climáticas, EUA e Índia assinam um acordo para desenvolverem tecnologias que permitam produção de energias menos poluentes. O acordo foi assinado pela secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton e, pelo seu homólogo indiano, o MNE S. M. Krishnna, aquando da visita a Washington do 1º Ministro indiano - Manmohan Singh.
Porém, convem referir que Obama passará por Copenhaga aquando a sua viagem a Oslo (Noruega) para receber o Prémio Nobel da Paz que segundo o mesmo, "o seu extraordinário esforço em fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre as pessoas" contribuiram para a atribuição do mesmo.
Interessante o facto de que Obama apenas participará numa Conferência de extrema importância para toda a comunidade internacional, pois o estatuto internacional de defensor da paz sobrepõe-se ao equilíbrio do ecossistema. Não é certo que o Presidente americano assuma a presença na discussão sobre o meio ambiente, porém é de conhecimento geral que apenas estará na mesma por meras horas, enquanto o avião para Oslo não parte.

Sem comentários:

Enviar um comentário