segunda-feira, 30 de novembro de 2009

XIX Cimeira Ibero-Americana


A XIX cimeira de chefes de Estado e de Governo ibero-americanos, que teve início ontem (29/11/200) com as devidas cerimónias protocolares nos jardins da Torre de Belém, decorrerá até 3ªf subordinada ao tema "Inovação e Conhecimento". A crise política das Honduras e a tensão que insiste em permanecer entre a Colômbia e a Venezuela serão, em grande medida, questões centrais no debate Ibero-Americano. Luís Amado já se pronunciou sobre estas tensões afirmando que Portugal empenhar-se-à "até ao limite" por uma convergência na Cimeira Ibero-Americana sobre as Honduras, no entanto, admite que as posições opostas entre os países dificultem a definição de posições comuns.

Esta Cimeira, apresenta-nos um "nível de ameaça médio", tendo como principais medidas a inspecção prévia dos locais por equipas das forças de segurança portuguesas, bem como elementos das forças de segurança dos países cujos Chefes de Estado e de Governo encontram-se representados, assistindo também a cortes e restrições no que concerne à circulação e viação. Todo o espaço aéreo do local onde decorrerá a Cimeira ficará interdito enquanto todos os líderes estiverem reunidos.

Os 22 países participantes são três europeus (Portugal, Espanha e Andorra) e 19 da América Latina (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela).

Quanto ao nosso Presidente da República, Dr. Aníbal Cavaco Silva afirma que são necessárias "acções concretas".

Este fórum assume-se como sendo de extrema importância, pois estamos a falar de um bloco com bastante preponderância que do ponto de vista geopolítico ocupa posições geográficas importantes para todo o Sistema Internacional.

1 comentário:

  1. Venho apenas dar-te os parabéns por este novo blog, onde manifestas as tuas considerações sobre assuntos de muita importância.
    Abraço.

    ResponderEliminar